

GLOSSÁRIO
ATS - Air Traffic Service
Serviço de Tráfego Aéreo
Expressão genérica que se aplica, segundo o caso, aos serviços de informação de voo, alerta, assessoramento de tráfego aéreo e controle de tráfego aéreo (controle de área, controle de aproximação ou controle de aeródromo).
ADS-C - Automatic Dependent Surveillance - Contract
Vigilância Dependente Automática por Contrato
Sistema em que o equipamento a bordo das aeronaves transmite, automaticamente, informações do sistema de navegação para o sistema instalado em terra por meio de um enlace de dados (datalink) e em conformidade com certas regras (contrato) quanto à periodicidade das transmissões e conteúdo das informações. Essas informações são apresentadas ao controlador de tráfego aéreo de forma semelhante aos dados obtidos pelo radar. O emprego da ADS-C se dá, em princípio, em áreas oceânicas e em áreas continentais remotas onde a instalação de radares seria inviável devido a custos ou aspectos técnicos.
CARSAMMA - CARibbean and South American Monitoring Agency
Agência de Monitoração do Caribe e da América do Sul
É o órgão que tem por objetivo monitorar o espaço aéreo RVSM, que se estende do nível de voo 290 ao 410, por meio da coleta dos reportes de Grande Desvio de Altitude (LHD – Large Height Deviation), da Auditoria de movimentos aéreos e da análise do Risco de Colisão Vertical que fundamentam parte das estratégias de segurança operacional das 34 Regiões de Informação de Voo (FIR – Flight Information Region) sob sua supervisão. Dentre suas atribuições, destaca-se a responsabilidade por supervisionar o estado de aprovação RVSM das aeronaves das regiões CAR/SAM, mantendo um banco de dados atualizado de aprovações RVSM.
CPDLC - Controller Pilot Data Link Communication
Comunicação Controlador-Piloto Através de Enlace de Dados
Método de comunicação pelo qual o controlador de tráfego aéreo emite instruções e troca informações com o piloto de uma aeronave utilizando-se de um protocolo ou enlace para transmissão de dados digitalizados (data-link), em substituição às comunicações por voz.
EFVS - Enhanced Flight Vision System
Sistema intensificador de visibilidade em voo
Sistema instalado na aeronave que usa meios eletrônicos para prover uma imagem do cenário topográfico externo à frente da aeronave (características naturais ou construídas pelo homem de um local ou região, especialmente de modo a mostrar suas posições relativas e elevações), através de sensores de imagem, como o Forward Looking Infrared - FLIR, radiometria de onda milimétrica, radar de onda milimétrica, intensificador de imagem em baixo nível de iluminação e outros. Um sistema de EFVS inclui um mostrador de imagem, sensores, computadores, fontes de alimentação, indicações e controles.
MEL - Minimum Equipment List
Lista de Equipamentos Mínimos
Lista preparada por um operador de aeronaves em conformidade com ou mais restritiva que a MMEL estabelecida para o tipo de aeronave, que estabelece como operar esse tipo de aeronave com particulares equipamentos inoperantes, desde que atendendo a condições específicas.
MMEL - Master Minimum Equipment List - MMEL
Lista Mestra de Equipamentos Mínimos
Lista estabelecida para um particular tipo de aeronave pela organização responsável pelo projeto de tipo, com a aprovação do órgão certificador, contendo itens, um ou mais dos quais se permite que esteja inoperante ao início de um voo. A MMEL pode ser associada com condições especiais de operação, limitações ou procedimentos.
NAT-HLA - North Atlantic High Level Airspace
Espaço Aéreo Superior do Atlântico Norte
É o volume de espaço aéreo situado entre os FL285 e FL420, inclusive, estendendo-se entre a latitude 27º N e o Polo Norte, limitado a leste pelos limites orientais das áreas de controle de Santa Maria Oceanic, Shanwick Oceanic e Reykjavik Oceanic, e limitado a oeste pelos limites ocidentais das áreas de controle de Reykjavik Oceanic, Gander Oceanic e New York Oceanic, excluindo as áreas a oeste de 60º W e a sul de 38º30’ N.
NEF - Nonessential Equipment and Furnishings
Equipamentos e acessórios não essenciais
São os equipamentos e acessórios instalados na aeronave que fazem parte da sua certificação de tipo ou certificação suplementar de tipo, ou outra alteração da aeronave, que não tem efeito na segurança de voo e não são requeridos pela regulamentação. São os itens que, se inoperantes, danificados, ou faltantes, não tem efeito na habilidade da aeronave ser operada com segurança em todas as condições de voo.
PBCS - Performance-based Communication and Surveillance
Comunicação e vigilância baseadas em desempenho
É uma navegação baseada na performance de comunicação e vigilância. O conceito de PBCS aplica especificações da performance de comunicação requerida (RCP) e de performance de vigilância requerida (RSP), que atribuem critérios relativos à provisão de ATS, incluídos os serviços de comunicações, a capacidade da aeronave e o explorador da aeronave.
PBN - Performance-Based Navigation
Navegação baseada em desempenho
PBN são requisitos específicos de navegação de área aplicáveis às aeronaves conduzindo operações em rotas ATS, em procedimentos de aproximação ou espaços aéreos específicos.
Nesse contexto, uma operação PBN é a operação realizada em uma rota ou procedimento cuja execução requer que o conjunto de sistemas da aeronave, qualificação da tripulação e sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo atendam às especificações expressas em termos de precisão, integridade, disponibilidade, continuidade e funcionalidade, compreendendo especificações de RNAV ou RNP, associados a um determinado nível de precisão para cada tipo de operação.
RCP - Required Communications Performance
Desempenho Requerido de Comunicações
Uma especificação RCP representa um conjunto de parâmetros operacionais que devem ser atingidos pelos sistemas de comunicação sujeitos àquela Especificação.
Cada especificação RCP é identificada por um designativo numérico (ex: RCP 240), que é o igual ao tempo máximo (em segundos) dentro do qual 99,9% das transações de comunicação devem ser completadas.
RSP - Required Surveillance Performance
Desempenho Requerido de Vigilância
Uma especificação RSP representa um conjunto de parâmetros operacionais que devem ser atingidos pelos sistemas de vigilância sujeitos àquela Especificação.
Cada especificação RSP é identificada por um designativo numérico (ex: RSP 180), que é o igual ao tempo máximo (em segundos) dentro do qual 99,9% das entregas de dados vigilância devem ser completadas.
RVSM - Reduced Vertical Separation Minimum
Espaço aéreo com separação vertical mínima reduzida
Espaço aéreo RVSM significa qualquer espaço aéreo ou rota entre os níveis de voo FL290 e FL410, inclusive, onde as aeronaves são separadas verticalmente por 1.000 pés.
RNP - Required Navigation Performance
Desempenho Requerido de Navegação
Especificação de navegação baseada em um sistema de navegação de área que inclui a obrigatoriedade da aeronave possuir sistema de monitoramento e alerta de desvios da rota.
RNAV - Area Navigation
Navegação de área
Método de navegação que permite a operação de aeronaves em qualquer trajetória de voo desejada dentro da cobertura de auxílios à navegação, baseados no solo ou no espaço, ou dentro dos limites das possibilidades dos equipamentos autônomos de navegação, ou uma combinação de ambos.
Nota: a navegação de área inclui o PBN, bem como outras operações não incluídas na definição de PBN.
SAFA - Safety Assessment of Foreign Aircraft Programme
Programa de Avaliação de Segurança de Aeronave Estrangeira
O SAFA é um programa estabelecido pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA – European Union Aviation Safety Agency) destinado a tratar de inspeções de rampa em aeronaves utilizadas por operadores estrangeiros. As inspeções, realizadas pelas autoridades regulatórias, possuem um formato padronizado.
