Suspensão dos voos de Airbus A220 reforça a importância da MEL (Lista de Equipamentos Mínimos)
- 31 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

A Transport Canada Civil Aviation (TCCA) emitiu uma diretriz de aeronavegabilidade de emergência (AD) para o Airbus A220, após a descoberta de uma condição potencialmente perigosa relacionada à cablagem de alimentação do gerador da aeronave.
A AD, em vigor a partir de 25 de agosto de 2024, exige aplicação imediata para mitigar o risco de falhas críticas do sistema. O problema está relacionado a um Boletim de Serviço (SB) anteriormente introduzido pela Airbus Canada, que visava evitar atrito no chicote através do reposicionamento dos cabos. No entanto, a modificação inadvertidamente criou novos problemas, levando a risco de danos nos chicotes em diferentes locais, o que poderia levar à falha dos sistemas elétricos primário e alternativo, resultando na perda de sistemas críticos da aeronave.
Ações Corretivas Imediatas
O risco pode ser agravado se a aeronave for despachada com certos itens inoperantes, ao abrigo da Lista de Equipamentos Mínimos (MEL – Minimum Equipment List). Para enfrentar esses riscos, a DA suspende determinados itens contidos na MMEL.
A AD é mandatória e de cumprimento imediato, impedindo a decolagem das aeronaves até que as inspeções ou modificações necessárias sejam concluídas.
---
Em tempo:
Apenas operadores que possuem MEL aprovada podem decolar com algum equipamento inoperante.
Como cada MEL é única, sua preparação exige um trabalho meticuloso, exaustivo e complexo.
Com base na configuração de sua aeronave (lista de equipamentos, opcionais instalados e boletins aplicados), a Jinkout prepara o Manual, monta o processo e o submete à ANAC.
Uma MEL aprovada com nosso auxílio permitirá que a operação seja realizada sempre em alto nível de segurança e conformidade.
Entre em contato agora mesmo: https://www.jinkout.com/mel-nef
Photo by Andrés Dallimonti on Unsplash





Comentários